Pular para o conteúdo principal

matéria que participei...

Comportamento
Importância do perdão
São José do Rio Preto, 27 de Outubro, 2009 - 2:06
Perdoar faz bem

Francine Moreno
Orlandeli/Editoria de Arte
Muitos homens e mulheres não perdoam ou o fazem pela metade. Ficam remoendo o que deixaram de fazer, por que passaram por aquilo, alimentam a autopiedade, controlam suas emoções e em alguns momentos fazem papel de vítima. Mas apesar da dificuldade de perdoar por completo, o ato de remitir é uma necessidade absoluta para a continuidade da existência humana. Perdão está ligado ao bem-estar e consequentemente à felicidade. Jesus Cristo na cruz é o símbolo máximo do perdão, é a prova de que Deus perdoou os homens pelos atos que cometeram.

O psicólogo americano Frederic Luskin, um dos principais divulgadores da importância do perdão para o bem-estar mental e físico, no seu livro “O Poder do Perdão” afirma que o principal mal de não perdoar é ficar distante das coisas boas da vida. “Perdoar nos dá sustentação. Não perdoar, ao contrário, faz com que sintamos desamparados, desprotegidos, o que desencadeia estresse prejudicial ao organismo. Muitas vezes a pessoa se esquece de cuidar de si própria, tudo porque fica com a mente ocupada de sentimentos ruins”.

O psicólogo norte-americano Robert Enright também confirma o dano de quem resiste a perdoar. “Quando não se perdoa perde-se a sensibilidade. Vive-se num passado doloroso ou na ânsia da vingança. Mas o poder do perdão pode transformar o sofrimento em esperança.” A empresária Maria (nome fictício) é exemplo a ser seguido. Perdoou o sequestrador do seu filho, que na época tinha apenas 14 anos (foram cinco dias de angústia até que a polícia encontrou o cativeiro com seu filho vivo e prendeu o mandante”. A atitude dela espantou toda a família que, no lugar dela, talvez não perdoaria. “Não só perdoei aquele pobre moço (preso há cerca de dois anos), como amo a família dele. Recorri à ajuda de uma terapia e hoje ajudo os familiares com alimentos e financeiramente. Isso me faz muito bem.”

A psicóloga cognitivo-comportamental Irene Araújo Corrêa explica que a empresária entendeu o significado da palavra perdão. Percebeu que não deve personificar demais o sofrimento ou procurar entender a experiência dolorosa. “Perdoar é superar a raiva, a dor e o ressentimento do fato que lhe foi causado por alguém. É conviver com a pessoa apesar de, mas sem que isso bloqueie a comunicação, os seus sentimentos ou sua dignidade”. Com essa ação, a saúde física e emocional é beneficiada, trazendo bem-estar, aceitação, empatia, confiança e, principalmente, fortalecimento. O perdão dá ainda alívio, paz de espírito e abertura para que relações fluam. “Pois é a maneira de mediar as diferenças entre as pessoas, de modo que a convivência possa se restaurar ou se tornar pacífica. Para que o perdão se efetive, há necessidade de diálogo, arrependimento, tolerância, compaixão e sinceridade”.

Perdoar não significa esquecer, mas não é saudável ou benéfico ficar remoendo o erro do outro indefinidamente. Para Irene, o ideal é deixar para trás aquilo que lhe causou mal, é não gastar energia em algo que não pode mais mudar e viver bem, apesar do ocorrido. A pessoa deve ser honesta consigo mesma e considerar também se contribuiu de alguma forma para que a tenham prejudicado. Lidar com uma possível parcela de culpa na situação pode fazer com que a pessoa resista e estacione num terreno onde reforça o erro do outro.

Nas faltas relativas à convivência, dia a dia a pessoa deve honestamente ver as coisas com empatia, tendo consciência de que se estivesse sob as mesmas condições e nas mesmas circunstâncias existiria a possibilidade de reagir da mesma maneira. “Se as lembranças permanecem e são dolorosas, há um sinalizador de que o fato não foi superado e, portanto, há necessidade de buscar ajuda em terapia para que o fato se transforme num aprendizado.”

Raiva é capaz de gerar dores físicas e emocionais

Para aqueles com dificuldade de perdoar, a psicóloga cognitivo-comportamental Irene Araújo Corrêa recomenda buscar entendimento sobre a escolha de permanecer em sofrimento e ligação com aqueles fatos que não pode controlar nem mudar. Ao fazer isso, a percepção sobre os fatos pode ter outro significado. Mas se o fato traz recordações muito dolorosas e tentar perdoar passa a ser um fardo, é melhor se afastar e deixar que a ação do tempo possa transformar o que sente.

Beth Valentim, psicóloga individual e de casais, e autora do livro “Essa tal felicidade”, alerta, no entanto, sobre o principal dano para quem resiste em perdoar, preferindo conviver com a raiva. “Quando a raiva adoece se torna fúria. E ataques de fúria podem gerar inúmeras consequências graves, como machucar fisicamente alguém de maneira séria e até mesmo moralmente. O perdão proporciona à pessoa o cessar da exigência de castigo. Nesse sentido, a vida continua e quem sentia mágoa, raiva e outros sentimentos negativos se liberta da dor que sente. Por outro lado, se persiste sem perdoar pode ficar doente e gerar dores físicas e emocionais, como depressão e transtornos de ansiedade.”
Para aqueles que não conseguem se livrar da raiva, Beth Valentim afirma que é preciso procurar ajuda. “Você já ultrapassou o limite da mágoa e logo estará doente de fúria. Esse sentimento destrói a pessoa internamente, faz mal, despeja adrenalina e cortisol no organismo. O estresse eleva e hipertensão arterial e a gastrite são alguns exemplos de consequências que se instalam em pessoas que não conseguem superar as ofensas.” Os benefícios do perdão no entanto, são sensação de bem-estar e coração aliviado. “Estar livre de ódio, raiva e outros sentimentos que consomem o ser humano é estar com a saúde bem melhor, e ela agradece”, afirma a especialista Beth.

SAIBA MAIS:


:: ‘Sinais que podem indicar que raiva e mágoa estão deixando de ser reações normais e se tornando perigosas para a saúde

:: Uma pessoa com muita raiva da outra vive atacando-a sem limites e por nada. É irônica, debochada, faz cara feia o tempo todo, responde rispidamente

:: Todos serão vítimas de suas feridas internas. Esse ciclo é extremamente perigoso, porque gera insatisfação geral de si mesmo e além disso afasta as pessoas do seu convívio

:: Quando a pessoa se isola, tem frequentes crises de abatimento sem causa aparente, apresenta constantes comportamentos nervosos e tem reações desproporcionais a eventos simples

:: Há também constantes repetições do mesmo fato, demonstrando que ela está parada no passado, pois não desenvolveu uma nova capacidade em lidar com situações semelhantes às que lhe causaram mal

Fonte - Da Reportagem

Comentários

Postagens mais visitadas

Coragem para viver...

Às vezes você tem que enfrentar caminhos diferentes, até perigosos, mas faz parte do processo de atingir a sua felicidade... figura reproduzida


Sabe? É mesmo complicado viver e ser feliz. Aliás, nada fácil renovar os dias e passar por obstáculos e vencê-los mesmo nos fazendo sangrar. São tantas coisas que temos para viver, não é mesmo? Desafios constantes, pessoas difíceis, equipes desencontradas em seus objetivos...E por aí vai.

Pois é, nós não inventamos coragem. Ela existe em nós e é preciso saber usá-la, mas com respeito aos outros e também a sua coragem. 

Falo sobre a força do próximo, sim, ela existe. Sobre a sua coragem, sim ela existe. Portanto, lute, mas não pense que uma pessoa não tenha suas ferramentas para lutar, ela tem, assim como você.

Coragem vem de coração, mas um coração forte é capaz de tudo. De entender que na próxima estrada pode até passar "perrengues", mas terá que viver cada um deles para chegar onde quer. Coragem não se pega emprestado. Coragem conquista…

Às vezes você pensa que sabe , mas na verdade, você não sabe nada...

Pois é, agora saiu do controle. O que fazer? figura reproduzida

"Às vezes você pensa saber o que é o amor, ou qualquer outra coisa, quando, na verdade,  você não sabe nada".
Perdoa. Será? Perdoa ou enfraquece em tomar uma decisão e afastar quem lhe faz mal?

Medo de recuar e sentir falta, do que? Da traição que sofreu, descaso, daquele aconchego que não existe e sonhou ter...Então, muitas vezes você imagina o que é o amor, mas não o conhece, assim como tantas outras coisas.  Quem o conhece inteiramente se é individual, pessoal, de cada um.


Abre mão da autoestima para tomar conta de alguém todo o tempo e como se isso fosse necessário. Ah, por favor, quando alguém quer fazer algo, irá fazer. Pode ser até na madrugada, mas vai dar um jeito de satisfazer suas necessidades. No entanto, você acredita que o controle pode lhe dar poder sobre essa pessoa. Que nada, ledo engano, quem manda em um coração? É até difícil comandar o seu, imagina o do outro...

Quantas vezes imaginou que estava per…

Emoções...cuidado com elas...

Não se abata tanto assim, se arrebata, reerga-se e se imponha na vida. Vai valer a pena... figura reproduzida

Às vezes a vida leva o caos às nossas emoções independente de nossas vontades. Somos empurrados ladeira abaixo por pensamentos que não têm destino. Verdade, eles apenas querem sobrevoar a mente e encontrar uma razão pela qual estão precisando dar esse voo. Não se espante, porque os pensamentos não têm dono e vão em uma velocidade absurda fazer a bagunça dentro de nós. E como precisamos estar preparados, com escudos protegidos de muitas vivências, experiências, para nos defender de situações inesperadas e que podem doer demais.

Acreditamos que a emoção é quem somos, mas não é nada disso. Pode ser uma armadilha, algo que vem "assim" do nada e por um estímulo qualquer e ficamos absolutamente incapazes de sair da tal armadilha. 

Cuidado, elas podem tornar-se sua identidade e completamente envolto por elas, perder a direção da vida.

Você quer porque quer algo que parece imposs…

A mulher inesquecivel para um homem...

...A mulher que é muito mais que um "corpo"...Sim, ELA sabe conquistar...
figuras reproduzidas
                                           “Você me faz querer ser um homem melhor”
filme : Melhor Impossível

Já disse por aqui que existe diferença entre mulher "gostosa" e a que possui "gostosura"...A que não tem o corpo recortado, a bunda empinada e seios fartos, mas a que quando atravessa os caminhos faz tremer a terra, o vento sopra diferente e o céu se abre para sorrir...Essa mulher, a que não se sabe a razão mas deixa um homem hipnotizado, é a que embala os sonhos masculinos...Édoce o suficiente para não melar e forte até que uma lágrima role em sua face...

Existem mulheres que inspiram os homens, claro que algumas deixam-os com medo, eles se afastam porque não sabem conviver com tamanho poder...As poderosas que mais parecem guerreiras sem alma, mas por aqui falo das que mesmo nas piores dificuldades enfrentam os mares, as enchentes e os suores das batalhas...…

"A ilha"...novo capítulo do seriado "Truques de amor" por Beth Valentim...

https://www.wattpad.com/600813218-truques-do-amor-a-ilha

Copie e cole o link e leia!

Mais um capítulo do seriado "Truques de amor" no Wattpad, por BethValentim

Se eu fosse você, jamais perderia essas emoções...
Comece hoje mesmo a leitura ou continue, porque está demais"""
Beijos
Beth Valentim

Emoção e falta de equilíbrio...sim, um caso sério...

Não espere mais...Livre-se do que lhe faz mal... figura reproduzida


Pois é, você jura que não vai mais abrir a boca, mas logo ali adiante, deixa escapar o que nem de longe deveria ser dito. O olhar que sabia que provocaria problemas, mas mesmo assim, como se fosse um boneco de corda, esbarra em pilastras complexas e deixa espalhado um monte de mágoas e ressentimentos. 

Seria essa condição do ser humano tão frágil assim?

De certo a emoção é algo bem difícil de equilibrar. Para sermos os protagonistas da vida, é preciso o esforço pessoal de sair da platéia e atuar firmemente nos passos que norteiam o bem estar. Logo, algo do passado irá cutucar sua mente, claro, todo esse passado existe e não irá livrar-se dele. O que pode e deve fazer, é treinar para que os pensamentos não provoquem desastres e muitas vezes sem conserto.

Emoção...sim, um caso sério. É necessário equilíbrio para que não saia por aí derrubando "paredes" e até as que protegeria. Quando é fragilizada, bem, ela vai tom…

muita saúde nesse feriadão...

...no azul do mar ou no verde da serra, o que interessa nesses dias é se livrar do stress... Se você vai ficar em sua cidade no feriado longo, aproveite para cuidar da saúde. Não somente do corpo, mas da mente e da alma. Não é muito caro alugar uns videos de filmes que deixaram história. Tente ir cedo à locadora e peça ajuda a um atendente...Se tiver sorte, vai encontrar um bem educado e bastante solícito. Tem certeza que conhece sua cidade direitinho? Já visitou pontos turisticos importantes? Então não perca tempo, vai adorar ver a sua cidade como os turistas vêem. Tire fotos porque depois vai morrer de rir de se ver por lá....E é um registro bacana. Se tiver praia por perto e não gosta de pegar sol, vai caminhar no final da tarde. Pode também chegar pelas 4h da tarde, sentar em uma cadeira e ler um bom livro ou revista. Pedalar é tudo! Ontem cheguei a orla quase anoitecendo...O mar sem uma onda...As pessoas andando pela areia...e outros como eu de bike. Fui para dar uma voltinha, mas q…

mulher multifacetada...

...mulher tem que se preocupar com tantas coisas... ...tem que ser quase uma heroina.... ....fazer o quê? em vez de se lamentar é bom aprender com os desafios... É complicado, mas mulher tem que ser assim, multifacetada. Mulher bonita o suficiente para brilhar quando aparece. Inteligente mais do que o normal para superar um homem na seleção para uma empresa. Viver desconfiada com os anos que chegam e o espelho demonstra que as formas estão mudando. Seios fartos ou pequenos ela luta por um lugar ao sol. O sobe e desce da vida e as oscilações de humor descendentes dos multiplos fatores hormonais não a fazem ser pequena. E continuam os desafios para a mulher. Mesmo tento conquistado tantos patamares, sofre com os obstáculos a ultrapassar e os medos que podem fazer voltar atrás. Através de uma longa viagem no tempo, essa heroina foi subindo degraus e ao mesmo tempo criando calos nos dedos e feridas nos pés. Isto porque não é nada fácil ser mulhermultifacetada. A que ocupa a hierarquia privilegia…

A vida é uma dança das cadeiras...

...Dance, curta, mas tome conta direitinho do seu lugar na vida... figura reproduzida "Não subestime ninguém, trate sempre com respeito. A vida é uma dança das cadeiras, um dia sentado no outro de pé". Pois é, os orgulhosos que me perdoem, mas vão ficar em pé por mais tempo dos que os que cultivam a humildade...E se por um dia você disponibilizar o seu lugar para alguém, saiba que vai ter um espaço guardado para que descanse. Mas se sempre estiver querendo ocupar um lugar de qualquer maneira, jamais se dispõe a ter delicadezas com o próximo, não tem jeito, seu telhado vai cair e pode afundar com ele para sempre. Não subestime ninguém, não desfaça de seus valores, porque as pessoas os tem. Assim como você são grandiosos e algumas vezes menores, e, portanto, trate com respeito quem estiver ao seu lado ou mesmo distante, porque a sua "cadeira" pode faltar e vai ter que se cansar, quem sabe, por muito tempo... Já presenciei muitas situações desconfortáveis. Pessoas indignad…

De pernas para o ar...

Bom domingo especial... figura reproduzida Mais um domingo especial, dia de fazer o que pede o coração. Sair por aí pedalando, passeando por parques ou orla de praias lindíssimas. Pequenos lugarejos, charmosos recantos. Isso que vale, viver a vida como ela é.

Dia de rearrumar a mente e suas gavetas excepcionais. Preparar-se para uma nova semana. Desafios. Obstáculos e superação. Sim, é domingo e no mínimo você irá ficar em casa descansando ou lendo uma boa história ou mesmo assistindo TV.

Bom domingo!
Terminou a Copa do Mundo para nós, brasileiros, mas não para jogadores, atletas que se preparam durante anos e são gente como a gente. Vamos torcer, vamos celebrar e esperar um novo tempo.
Beijos
Beth Valentim