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pilates...corpo malhado sem musculação...

"Bem estar"                 
colunista
Juliana Angelica
instrumentadora cirúrgica e apaixonada por bem estar
figuras reproduzidas

....pilates deixa seu corpo sequinho, definido e sensual...
...quer mais, querida?...

Barriga mais definida, músculos mais firmes, fortes e alongados, ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress. Ufa! Não é à toa que o pilates tem conquistado novas adeptas a cada dia!


Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam o peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

O método foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates e teve diversas influências como Yoga, Zen budismo, Artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente Sã e corpo São”, Joseph desenvolveu uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Se bem executada e orientada a técnica dá resultados rápidos e duradouros e não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Bem estar e qualidade de vida são o foco desse método.


“A mulher passa a conhecer seu corpo. Percebe seus limites e consegue vencê-los, desenvolvendo o autocontrole”.

Tanto em aparelhos como no solo, o pilates é uma ginástica que respeita a individualidade. Os aparelhos servem para posicionar as alunas iniciantes e, ao mesmo tempo, para desafiar as experientes. Em grau avançado, por exemplo, a ginástica pode ser feita em um trapézio acoplado a um dos aparelhos. No solo, os exercícios exigem ainda mais da praticante, que tem de controlar sozinha o seu corpo. O trabalho, porém, também pode ser facilitado com o uso de equipamentos como bolas e elásticos

A base do método é o centro de força, composto principalmente pelos músculos do abdômen, região lombar, quadris e glúteos. O centro de força permanece contraído, dando sustentação para movimentação solta, fluida, das pernas e braços.

Prática que mexe com as emoções . . .Segundo Pilates, que estudou técnicas orientais como a yoga para desenvolver seu método, o centro de força controla não só os movimentos do corpo como as emoções. “A adepta fica mais centrada, nos dois sentidos, físico e mental”. Outro fator que interfere no bem estar é o controle da respiração, fundamental para manter a postura durante os exercícios. “A respiração adequada também ajuda a combater o stress, pois acalma a mente e controla a agitação” - Joseph Pilates.

Os benefícios do Pilates – 10 grandes razões para fazer Pilates

Há muitas razões para fazer Pilates. Estou começando com dez, porque eu quero inspirá-la e dar-lhe a oportunidade de conhecer os aspectos que mais lhe proporcionarão bem estar.



 1°- Concentração: Focalizar a atenção nos movimentos que se realiza. Movimentar-se com consciência e intenção clara modifica a qualidade do movimento, que se torna melhor, com maior fluência e menos desgaste de energia. Focamos a atenção unicamente no que estamos fazendo.

2°- Relaxamento: É importante relaxar antes de começar a se exercitar. Relaxar antes de cada exercício favorece o ajuste na posição correta e a realização dos movimentos corretos, ao desfazer as tensões que possivelmente tenham surgido na realização de exercícios anteriores.

3°- Respiração: A respiração deve ser abdominal, inspira pelo nariz e solta pela boca, sendo que os músculos abdominais são músculos expiratórios, devem ser contraídos durante a expiração. Respirando desta forma a energia aumenta, a mente se torna mais clara, o ácido lático é eliminado da musculatura, prevenindo cansaço e dores musculares.


4°- Centralização: É a BASE DO MÉTODO PILATES que estabelece o centro de gravidade do corpo. Fortalecer o centro do corpo e estabilizar o tronco são as chaves para obter movimentos seguros e saudáveis! Todos os movimentos devem ser iniciados e sustentados pela contração dos músculos abdominais.



5°Controle: O controle da mente sobre o corpo é essencial nos exercícios de PILATES. Pois quando não há um controle consciente, os músculos mais fortes do corpo tendem a dominar o movimento, sendo que temos outros, mais fracos e flácidos com pouco ou nenhum uso. Nos exercícios conseguimos focar todos os músculos desde os mais fortes até os mais profundos quase desconhecidos no nosso corpo.


 
6°- Fluência: Refere-se diretamente à qualidade do movimento, ou seja, à leveza e á ausência de trancos. É a habilidade de movimentar-se com continuidade, suavidade e harmonia. A fluência depende também do controle e do equilíbrio, enquanto a pressa e a imprecisão geram tensão e podem provocar lesões.

7°- Coordenação: É a capacidade de realizar diferentes movimentos com diferentes partes do corpo ao mesmo tempo. A consciência corporal e a coordenação chegam a aumentar a tal ponto, que é como se cada parte do corpo possuísse uma mente própria. Para que se tenha coordenação é necessário manter-se consciente do corpo e de suas atividades como um todo.

8°- Alinhamento postural: Os exercícios de Pilates exigem alinhamento e contribuem para uma boa postura. O corpo está desenhado de tal forma que seu peso passa pelo centro de cada articulação: o peso da cabeça através da coluna, pelve, joelhos, tornozelo e pés. Quando por qualquer razão a postura se desorganiza, as articulações, ligamentos e ossos sofrem as consequências.

9°- Isolamento das estruturas: Quando se movimenta uma parte do corpo evitando que outras se movam junto, promove-se um alongamento dos músculos que vinculam a parte do movimento com as que estabilizam o movimento.

10°- Condicionamento: Refere-se à resistência física ou mental. O método busca organizar e fortalecer os músculos posturais tonifica o corpo de dentro para fora, o que resulta na construção de um corpo saudável e uma postura equilibrada, sem esforço ou estresse. Embora os exercícios não sejam aeróbicos a resistência física é aumentada ao longo do programa.

Agora, depois de tantos benefícios fica aqui uma outra dica preciosa . . .

O pilates também pode beneficiar sua vida sexual,sabia?

O fato do pilates ser uma atividade que trabalha especialmente com os músculos da região pélvica e propiciar melhor condicionamento respiratório faz com que os praticantes tenham mais disposição durante as relações sexuais.


O fortalecimento do abdome, do assoalho pélvico e da parte interna da coxa, são fundamentais para uma boa performance sexual e são regiões especialmente trabalhadas nas mulheres. Com a parte central do corpo fortificada, os movimentos também se tornam mais energéticos, dando maior durabilidade à relação sexual e proporcionando orgasmos mais intensos. Além disso, é possível adquirir maior flexibilidade para as costas e para as pernas, dando mais mobilidade as articulações, o que ocasionará em movimentos mais eficazes durante o sexo.

Para os ELEs, é priorizado o fortalecimento dos membros superiores e do abdome. O maior fluxo de sangue que os exercícios de pilates proporcionam também podem beneficiar homens que estão enfrentando algumas dificuldades de ereção.
Alguns dos benefícios menos óbvios do Pilates para o sexo, incluem a melhora na respiração. Os exercícios requerem respiração profunda, e este treinamento, oxigena o sangue, que enviará oxigênio mais rápido para os músculos. Além disso, com a liberação da serotonina (substância liberada ao praticar atividade física que está aliada ao humor e ao prazer) há uma diminuição de estresse. A substância propicia uma sensação de bem estar que certamente contribui para deixar a pessoa mais sensível aos estímulos sexuais.

O sexo muitas vezes exercita mais a mente do que o corpo. Um pouco de concentração pode elevar a experiência. Assim, nem todos os benefícios do Pilates para a vida sexual são necessariamente físicos. Joseph Pilates afirmava que os cinco princípios básicos que sustentam seu método são eles, concentração, controle, centralização, fluidez e respiração, podem ser decisivas para intensificar a sua vida pessoal, profissional e de quebra, a sexual! Anotaram . . .

Então, ELAs e ELEs (de plantão) . . . Pratiquem PILATES!!! Eu pratico, adoro e recomendo a todos!!

Good vibracions e até mais no nosso próximo encontro!

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