Pular para o conteúdo principal

pilates...corpo malhado sem musculação...

"Bem estar"                 
colunista
Juliana Angelica
instrumentadora cirúrgica e apaixonada por bem estar
figuras reproduzidas

....pilates deixa seu corpo sequinho, definido e sensual...
...quer mais, querida?...

Barriga mais definida, músculos mais firmes, fortes e alongados, ótima postura, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress. Ufa! Não é à toa que o pilates tem conquistado novas adeptas a cada dia!


Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam o peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

O método foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates e teve diversas influências como Yoga, Zen budismo, Artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente Sã e corpo São”, Joseph desenvolveu uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Se bem executada e orientada a técnica dá resultados rápidos e duradouros e não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Bem estar e qualidade de vida são o foco desse método.


“A mulher passa a conhecer seu corpo. Percebe seus limites e consegue vencê-los, desenvolvendo o autocontrole”.

Tanto em aparelhos como no solo, o pilates é uma ginástica que respeita a individualidade. Os aparelhos servem para posicionar as alunas iniciantes e, ao mesmo tempo, para desafiar as experientes. Em grau avançado, por exemplo, a ginástica pode ser feita em um trapézio acoplado a um dos aparelhos. No solo, os exercícios exigem ainda mais da praticante, que tem de controlar sozinha o seu corpo. O trabalho, porém, também pode ser facilitado com o uso de equipamentos como bolas e elásticos

A base do método é o centro de força, composto principalmente pelos músculos do abdômen, região lombar, quadris e glúteos. O centro de força permanece contraído, dando sustentação para movimentação solta, fluida, das pernas e braços.

Prática que mexe com as emoções . . .Segundo Pilates, que estudou técnicas orientais como a yoga para desenvolver seu método, o centro de força controla não só os movimentos do corpo como as emoções. “A adepta fica mais centrada, nos dois sentidos, físico e mental”. Outro fator que interfere no bem estar é o controle da respiração, fundamental para manter a postura durante os exercícios. “A respiração adequada também ajuda a combater o stress, pois acalma a mente e controla a agitação” - Joseph Pilates.

Os benefícios do Pilates – 10 grandes razões para fazer Pilates

Há muitas razões para fazer Pilates. Estou começando com dez, porque eu quero inspirá-la e dar-lhe a oportunidade de conhecer os aspectos que mais lhe proporcionarão bem estar.



 1°- Concentração: Focalizar a atenção nos movimentos que se realiza. Movimentar-se com consciência e intenção clara modifica a qualidade do movimento, que se torna melhor, com maior fluência e menos desgaste de energia. Focamos a atenção unicamente no que estamos fazendo.

2°- Relaxamento: É importante relaxar antes de começar a se exercitar. Relaxar antes de cada exercício favorece o ajuste na posição correta e a realização dos movimentos corretos, ao desfazer as tensões que possivelmente tenham surgido na realização de exercícios anteriores.

3°- Respiração: A respiração deve ser abdominal, inspira pelo nariz e solta pela boca, sendo que os músculos abdominais são músculos expiratórios, devem ser contraídos durante a expiração. Respirando desta forma a energia aumenta, a mente se torna mais clara, o ácido lático é eliminado da musculatura, prevenindo cansaço e dores musculares.


4°- Centralização: É a BASE DO MÉTODO PILATES que estabelece o centro de gravidade do corpo. Fortalecer o centro do corpo e estabilizar o tronco são as chaves para obter movimentos seguros e saudáveis! Todos os movimentos devem ser iniciados e sustentados pela contração dos músculos abdominais.



5°Controle: O controle da mente sobre o corpo é essencial nos exercícios de PILATES. Pois quando não há um controle consciente, os músculos mais fortes do corpo tendem a dominar o movimento, sendo que temos outros, mais fracos e flácidos com pouco ou nenhum uso. Nos exercícios conseguimos focar todos os músculos desde os mais fortes até os mais profundos quase desconhecidos no nosso corpo.


 
6°- Fluência: Refere-se diretamente à qualidade do movimento, ou seja, à leveza e á ausência de trancos. É a habilidade de movimentar-se com continuidade, suavidade e harmonia. A fluência depende também do controle e do equilíbrio, enquanto a pressa e a imprecisão geram tensão e podem provocar lesões.

7°- Coordenação: É a capacidade de realizar diferentes movimentos com diferentes partes do corpo ao mesmo tempo. A consciência corporal e a coordenação chegam a aumentar a tal ponto, que é como se cada parte do corpo possuísse uma mente própria. Para que se tenha coordenação é necessário manter-se consciente do corpo e de suas atividades como um todo.

8°- Alinhamento postural: Os exercícios de Pilates exigem alinhamento e contribuem para uma boa postura. O corpo está desenhado de tal forma que seu peso passa pelo centro de cada articulação: o peso da cabeça através da coluna, pelve, joelhos, tornozelo e pés. Quando por qualquer razão a postura se desorganiza, as articulações, ligamentos e ossos sofrem as consequências.

9°- Isolamento das estruturas: Quando se movimenta uma parte do corpo evitando que outras se movam junto, promove-se um alongamento dos músculos que vinculam a parte do movimento com as que estabilizam o movimento.

10°- Condicionamento: Refere-se à resistência física ou mental. O método busca organizar e fortalecer os músculos posturais tonifica o corpo de dentro para fora, o que resulta na construção de um corpo saudável e uma postura equilibrada, sem esforço ou estresse. Embora os exercícios não sejam aeróbicos a resistência física é aumentada ao longo do programa.

Agora, depois de tantos benefícios fica aqui uma outra dica preciosa . . .

O pilates também pode beneficiar sua vida sexual,sabia?

O fato do pilates ser uma atividade que trabalha especialmente com os músculos da região pélvica e propiciar melhor condicionamento respiratório faz com que os praticantes tenham mais disposição durante as relações sexuais.


O fortalecimento do abdome, do assoalho pélvico e da parte interna da coxa, são fundamentais para uma boa performance sexual e são regiões especialmente trabalhadas nas mulheres. Com a parte central do corpo fortificada, os movimentos também se tornam mais energéticos, dando maior durabilidade à relação sexual e proporcionando orgasmos mais intensos. Além disso, é possível adquirir maior flexibilidade para as costas e para as pernas, dando mais mobilidade as articulações, o que ocasionará em movimentos mais eficazes durante o sexo.

Para os ELEs, é priorizado o fortalecimento dos membros superiores e do abdome. O maior fluxo de sangue que os exercícios de pilates proporcionam também podem beneficiar homens que estão enfrentando algumas dificuldades de ereção.
Alguns dos benefícios menos óbvios do Pilates para o sexo, incluem a melhora na respiração. Os exercícios requerem respiração profunda, e este treinamento, oxigena o sangue, que enviará oxigênio mais rápido para os músculos. Além disso, com a liberação da serotonina (substância liberada ao praticar atividade física que está aliada ao humor e ao prazer) há uma diminuição de estresse. A substância propicia uma sensação de bem estar que certamente contribui para deixar a pessoa mais sensível aos estímulos sexuais.

O sexo muitas vezes exercita mais a mente do que o corpo. Um pouco de concentração pode elevar a experiência. Assim, nem todos os benefícios do Pilates para a vida sexual são necessariamente físicos. Joseph Pilates afirmava que os cinco princípios básicos que sustentam seu método são eles, concentração, controle, centralização, fluidez e respiração, podem ser decisivas para intensificar a sua vida pessoal, profissional e de quebra, a sexual! Anotaram . . .

Então, ELAs e ELEs (de plantão) . . . Pratiquem PILATES!!! Eu pratico, adoro e recomendo a todos!!

Good vibracions e até mais no nosso próximo encontro!

Comentários

Postagens mais visitadas

O inesperado acontece enquanto você viver...

A liberdade e a alegria de ser e estar de bem com a vida se aprende. Sim, a cada dia, passo e superação...Liberte-se! figura reproduzida

São tantos caminhos, não é? Tem um momento que você diz para si mesma, mesmo - Pronto, nada mais pode acontecer comigo na vida. E não é que o surpreendente aparece? Nem sempre o bem, mas também o que não é tão bom assim de viver, mas o que fazer se em seu destino teria que passar por esses desafios...Pois é, enfim, as dificuldades são aprendizado e felizes os que conseguem entender desse jeito. Fica mais fácil. É um treinamento importante para a mente. 

Quando você descansa, não duvide, mesmo assim sua mente trabalha. Ela elabora equações incríveis e muitas vezes não consegue chegar ao final do raciocínio. Te faz pensar, duvidar, sim eu sei, chorar ou até mesmo pegar para si uma ansiedade absurda, mas não tem jeito, vai ter que viver tudo isso se for seu e de mais ninguém.

Conflitos.
Obstáculos imensos.
Medo. Fracasso.

Quem poderia explicar algo assim? Na m…

É bom cuidar, por favor...

É bom que guarde isso para sempre... Sempre importa, sempre devemos cuidar. Sempre tem a ver com "Essa tal felicidade".
Beijos
Beth Valentim
Versão em eBook e em Impresso, confira! Na Amazon, iTunes, Saraiva entre outras livrarias...

A mulher inesquecivel para um homem...

...A mulher que é muito mais que um "corpo"...Sim, ELA sabe conquistar...
figuras reproduzidas
                                           “Você me faz querer ser um homem melhor”
filme : Melhor Impossível

Já disse por aqui que existe diferença entre mulher "gostosa" e a que possui "gostosura"...A que não tem o corpo recortado, a bunda empinada e seios fartos, mas a que quando atravessa os caminhos faz tremer a terra, o vento sopra diferente e o céu se abre para sorrir...Essa mulher, a que não se sabe a razão mas deixa um homem hipnotizado, é a que embala os sonhos masculinos...Édoce o suficiente para não melar e forte até que uma lágrima role em sua face...

Existem mulheres que inspiram os homens, claro que algumas deixam-os com medo, eles se afastam porque não sabem conviver com tamanho poder...As poderosas que mais parecem guerreiras sem alma, mas por aqui falo das que mesmo nas piores dificuldades enfrentam os mares, as enchentes e os suores das batalhas...…

Você é a dona de sua própria vida?...Dono?...

Mira no alvo e esforce-se para atingi-lo, vai... figura reproduzida Pois então, discussões são realizadas e bandeiras levantadas sobre quem é dono da própria vida. E podemos observar que muitas vezes não somos. Momentos em que perdemos o controle ou mesmo vacilamos. Quem nessas horas fica no controle? É complicado, mas pode estar entregando de bandeja a sua vida para alguém ou deixando-a vagar ao léu. 

Que você tem a propriedade da vida legalmente, isso eu sei, mas emocionalmente, será que possui esse documento timbrado e assinado por si mesma? Si mesmo?

Quantas vezes não se cuida, não se protege e deixa-se levar por tempestades que destroem e provocam marcas difíceis de suportar. Ondas? Imensas...Elas te fazem engolir água e sufocar e depois, ah depois, fica sem saber como lidar com tudo isso que "foi para dentro".

Tenha força para sair dessas emoções complexas, porque de tanto ficar titubeando, vai terminar por cair sentada ou sentado nas próprias pernas. Vai doer hein?

Seguranç…

caminhos que somente vencedores podem prosseguir...

...Não olhe tanto para trás, nem para os lados...Olhe para frente.... figura reproduzida Quando um trem parte, um submarino mergulha nas águas, uma nave espacial sai cortando o universo mudam as regras de sobrevivência. As coisas podem tornar-se perigosas, o preço dos erros bem mais altos. É porque desafiamos o mundo, tocamos a natureza com vigor e ela se ressente.
Não tem como você estar em um desafio sem temer, sem ter que pagar um preço. Para realizar metas, conseguir seguir em frente e concretizar sonhos, esteja certo de que está em movimento com diversas e inúmeras forças que podem lhe atacar. Mas se tiver medo, se estancar seus passos, então vai estar fadado ao insucesso...Se lutar, pelo menos conheceu o cheiro do sangue dos vencedores....Nada fácil, melhor seria estar adormecido na floresta como alguns personagens que conhecemos e esperando alguém que pudesse lhe tocar e acordar.
Mas a vida não é um conto de fadas, sequer chega perto. Passamos por instantes que parecem mágicos, mas…

De pernas para o ar...

Domingo é dia de viver o máximo que puder ser vivido... figura reproduzida
Mais um domingo e quando você se sente feliz, esse dia torna-se um dia feliz, muito feliz.
Fresquinho, clima mais ameno, porém o céu azul de tirar o chapéu! Que beleza, que mar, que visual, que felicidade é poder desfrutar cada minuto de um domingo tão especial.

Hoje acordei cedo e fui fazer atividades físicas. Sem pressa. Sem contar o tempo. Ô delícia...Não preciso correr pra retornar ao trabalho e isso é bom quando se quer um dia livre para escrever, ler, assistir filmes, séries...sem limites, sem escolher muito, apenas deixar viver.

Domingo é dia de abrir o coração, respirar fundo, sentir a brisa do vento no rosto e rezar. Pedir perdão. Agradecer. Abrir a alma em muitos pedaços e principalmente aqueles que tem a ver com o amor.

Bom domingo!
Faça de seu dia um dia melhor ainda...Vale a pena tentar e concretizar.
Beijos
Beth Valentim

Está na hora de dar o basta...

Experimente a liberdade fazendo uma nova escolha... figura reproduzida Os sentimentos são muitos, mas as decisões devem ser curtas e objetivas. Você vive algo há um bom tempo e que te tira do sério. Afastamento. Está morno e sem sinais de melhora. Nada é como antes e por que ainda prefere estar nesse lugar.

Ah qualquer relacionamento é assim?
Com certeza tem seus altos e baixos, qualquer um, mas se for para sentir-se "pagando promessa", aguardando o impossível, pode acreditar, chegou a hora de dar o basta.

Não venha com essa de medo de ficar sozinha, por favor, isso é muito antigo. Mulher pode ser feliz sem um marido ou pessoa desse tipo ou categoria. Mulher pode enfrentar problemas e superá-los. Mulher tem todos os direitos, inclusive de sair por aí e viver a vida.

As inseguranças são muitas, sim, eu sei. No entanto, estar com alguém que pouco liga para você, melhor é pular esse obstáculo e conhecer novos ares.

Não pense que viver sem um alguém é completamente impossível. Pelo con…

Em caso de dúvida, por favor evite ruído...

O melhor a fazer é viver o silêncio da ilusão de vez em quando... Em caso de dúvida, por favor evite ruídos. Sejam eles quais forem irão ser mal interpretados.

Tampe a panela e não deixe a mistura desandar, dando de vez em quando a mexida necessária.
Não fique próximo ao fogo, ele de certo vai te queimar.
Distraia-se cantando e não prestando atenção no outro.

E se escutar os tais ruídos, imagine-se surdo. Sim, entre cego e saia cego. O melhor a fazer em caso de incêndios emocionais é nem usar jato de água, mas o silêncio.
Tem dúvidas?
Comece a tentar...Vai sentir o resultado.
Beijos
Beth Valentim
figura reproduzida

Pessoas que agregam valores...

...Agregar valor é preencher o amor próprio de vida... figura reproduzida Pois é, conhecemos tantas pessoas, não é mesmo? Durante a vida esbarramos com os colegas do colégio, alguns vão e outros permanecem. E os anos passam e novas pessoas se aproximam, umas valem a pena, outras, difícil dizer, mas o melhor a fazer é deixar de lado...

As pessoas entram e saem de sua vida. Algumas merecem ser preservadas e valem até um esforço grandioso para mantê-las.  Outras precisam realmente ser deixadas para trás. Já percebeu que certas pessoas te deixam melancólicas? Cobranças, coisas do gênero que despertam instintos ruins ou pesarosos...Então, essas são da categoria "deixa quieto", porque se continuar ao lado seus dias não serão tão bons assim.

Você tem que identificar as pessoas que agregam valores a sua vida...Se valerem a pena, então, que seja assim, ficam por perto, se alegram mutuamente, curtem a felicidade. Se não, deixe de lado e siga em frente.
Conhece uma pessoa que telefona, se …

Feliz Dia das Mães...

E em parceria com Biblioterapia estamos aqui a desejar-lhe um dia especial demais!
Biblioterapia e
Beth Valentim = ‪#‎amorjunto‬#especiariasdocarinho#palavrasdeamor
Beijos!
:)))

Beth Valentim