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power caminhada...

   "bem estar"
     colunista  
    Juliana Angelica
Instrumentadora cirurgica e apaixonada por bem estar
figuras reproduzidas

....transforme-se em uma mulher poderosa, sexy, linda e esbanjando saúde...

  

Nem caminhar nem correr, andar em ritmo acelerado é um jeito fácil e rápido de detonar calorias e secar a gordura. É vapt-vupt: você aperta o passo e enxuga os excessos.
 Preparada?
Se você é daquelas que não gosta de correr e acha que caminhar é monótono, aqui está uma ótima opção: A Power Caminhada que aliada a uma dieta saudável faz você perder aqueles quilinhos extras que tanto te incomodam. Sem contar que apertar o passo é um exercício tanto para ganhar fôlego e desenhar as pernas. Impor um ritmo acelerado à caminhada é tão eficiente quanto correr. E tem a vantagem de diminuir o risco de lesões, porque o impacto é menor. E o mais bacana é que dá para treinar ao ar livre ou usando a esteira da academia ou de casa.

Mas a power caminhada requer um certo cuidado. Não dá para começar com pique de corredora. É importante respeitar o seu limite. O ideal é ir acelerando aos poucos. No início, você vai caminhar por mais tempo, para se adaptar à modalidade e com o tempo ganhando mais intensidade podendo alternar a caminhada “comum” com a caminhada power. Esse tipo de exercício promove a queima calórica maior do que o treino contínuo, porque você aguenta andar rápido por mais tempo, sem contar que variar o ritmo ainda traz outro benefício: motivação. Treinar na mesma intensidade o tempo todo pode deixar o exercício "chato". Quando você muda a intensidade, o tempo passa mais rápido e isso torna o exercício muito mais prazeroso.

Mas como acertar o passo ?

Na power caminhada você deve andar a uma velocidade média de 6 a 8 km/h, ou seja, tem que percorrer 1km em 10 minutos. Depois que o seu corpo já se adaptou a esse ritmo, você pode aumentar a intensidade para um ritmo mais “power energy”, Ou seja, você pode passar a andar a 8km/h, percorrendo 1km em 7 minutos. Mas lembre-se sempre, que todos os treinos têm que ter pelo menos de 1 hora de duração para que as indesejadas gordurinhas possam a começar a derreter, certo?

E como toda atividade física, a power caminhada também requer alguns cuidados mesmo sendo um exercício de baixo impacto. Vejam alguns deles:

Avaliação médica: é sempre recomendável passar por uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tipo de exercício. Uma coisa importante para se lembrar, é que cada indivíduo tem seu próprio ritmo e seus próprios limites. Comece devagar, sem exageros e vá conhecendo seu tempo.


Fique de olho na postura: Na power caminhada você deve manter a postura de corredora, tanto para o treino render mais como para se prevenir de lesões. Por isso, preste atenção em alguns detalhes enquanto aperta o passo.

                              

CABEÇA: Deve ficar alinhada com a coluna, mantendo o queixo paralelo ao chão.
OMBROS: Coloque-os para trás e não deixe com que tencionem a musculatura do pescoçoBRAÇOS: Eles acompanham o movimento com os cotovelos formando um ângulo de 90 graus.



ABDOMEN: Contraia bem a musculatura, como se levasse o umbigo em direção às costas, para deixar a postura certinha.



PÉS: Sempre que pisar, apóie primeiro o calcanhar no chão      



**** Depois que você adotou todos esses cuidados para que a sua super caminhada se torne realmente power, dê uma olhada nos benefícios que ela traz:


Garante disposição: depois que terminar o treino a sensação de felicidade será garantida. A atividade física favorece a produção de endorfina e serotonina, substâncias que garantem bem estar.




  "Exercita" a mente: a malhação melhora a capacidade mental, já que aumenta a oxigenação do cérebro. Com a mente funcionando a todo vapor, você terá bom desempenho nas atividades que exigem raciocínio rápido, facilitando seu dia a dia no trabalho.

 

Melhora o sono: estudos comprovam que quem mexe o corpo pega no sono rapidamente e acorda menos à noite. O legal é que durante o sono acontece o pico de produção de GH, o hormônio do crescimento, que tem um papel importante no processo de renovação celular e na construção de músculos, o que garante,

entre outros benefícios, um corpo mais firme.



Evita rugas: fazer exercício aumenta a quantidade de antioxidantes, substâncias que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. Com isso, sua pele fica bonita e as rugas demoram mais a aparecer.

Só não esqueça de usar protetor solar se caminhar ao ar livre.



...E aí ELA, pronta para se tornar uma power atleta? Tomara que sim . . .

 ...power caminhada...tudo a ver com a mulher...

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