Pular para o conteúdo principal

ligados pelo amor...

› Comportamento  - Relacionamento
terça-feira, 8 de março de 2011  participação de beth valentim

Ligados pelo amor
www.sxc.hu/ Divulgação

“Se existe uma conexão profunda e elevada entre o guerreiro e sua amante, a proteção que se dão mutuamente é muito poderosa. Podem estar a quilômetros de distância, longe fisicamente, mas chegam a sentir-se muito perto, inclusive se comunicam através de telepatia, dos sonhos e das sensações que chegam em seus corpos ou ‘pressentimentos’.”

O texto é do poeta, filósofo e instrutor de liderança e coach Suryavan Solar. Assim é que Solar define a relação entre duas pessoas que se amam no livro “O Caminho do Amante (ed. Gran Sol). “Quando duas almas se amam de verdade, forma-se entre elas um cordão energético que se conecta de coração a coração, formando um canal impossível de se interceptar ou obstaculizar”, diz.


Para a escritora e terapeuta Claudya Toledo, uma das maiores especialistas em relacionamento no País, estamos vivendo uma crise na área do do relacionamento das almas gêmeas. “Quando encontramos alguém, o primeiro estágio é a presença física, quando as pessoas se olham e se gostam fisicamente, sentem um interesse sexual, sentem um aporte um pelo outro e podem chegar ao amor na sequência”, diz Cláudya. Esses três níveis até chegar no amor precisam ser desenvolvidos.

Quando você tem essa conexão na parte física, sexual e chega num estado amoroso, é possível começar a estabelecer uma ligação mais profunda com o outro. Ela exige que os dois se abram emocionalmente, que se mostrem um para o outro, construindo uma relação.


Quando um casal tem a consciência de união e os dois se propõem a crescer, Claudya afirma que essa união é possível mesmo se os dois estiverem distantes. Para que essa relação cresça, você não precisa necessariamente estar sempre ao lado da pessoa. “A conexão dos dois mesmo à distância não será afetada se a relação é profunda”, diz.

A psicóloga individual e de casais Beth Valentim, autora de livros como “Essa Tal Felicidade” (ed. Elevação), diz que o amor é um sentimento conquistado com o árduo trabalho do coração. Ele tenta, capricha, escorrega e reexercita todos os dias. De vez em quando, modifica as armas porque no amor toda criatividade é pouca e, mesmo sendo algo calmo, é vaidoso e quer sempre mais.


Mas quando duas pessoas conseguem se amar na plenitude, experimentam algo parecido com o estar no nirvana, onde tudo é belo e o que é feio pode ser transformado, tal a experiência desse casal que construiu pedra sobre pedra até encontrar o caminho da felicidade a dois. Beth lembra ainda que duas pessoas que se amam e têm a conexão forte sabem que a paciência é fundamental.

Entre outros preciosos quesitos, a sabedoria pode despejar no espaço entre os dois o conhecimento um do outro, suas limitações e as impossibilidades individuais. Quando um retrai por algum motivo, o outro sabe como inspirar, tocar e ser afetivo o suficiente para retomar as rédeas da situação.

“Fácil?”, questiona Beth Valentim, “jamais é a resposta. Quando se trata de amor, nada é fácil, até porque a troca nesse caso não é de moedas e sim de afeto e, como qualquer ser humano, quem não é em muitos casos orgulhoso e possui o olhar para suas próprias necessidades?” Amor puro, forte, é amizade sólida. Não se abre mão de algo assim de qualquer maneira. Podem sim existir derrapagens, mas contabilizar perdas nesses casos não é possível.

Entre duas pessoas que nutrem tal sentimento, a contabilidade é de ganhos e as consequências são sempre transformadas em ouro, juros e correção monetária. “Amor é o exercício diário das possibilidades internas um do outro, do casal. Se vale a pena continuar, certamente será puro e forte o suficiente para ser eterno enquanto dure, é claro, mas enquanto durar, vai ser gostoso demais de viver”, diz a psicóloga.

Para a psicóloga clínica e organizacional Kátia Ricardi de Abreu, a união verdadeira entre duas acontece não quando elas são ceifadas de alguma capacidade emocional, mas sim, porque são inteiras e querem compartilhar seus sentimentos. Desta forma, o amor toma outros rumos. O relacionamento deixa de ser uma prisão, não existe controle ou vigilância.


A distância física não provoca rompimento nem abala o sentimento porque o que conta é a proximidade psicológica. “Vamos imaginar um casal que precisou temporariamente morar em cidades diferentes em função de um projeto comum. Ambos se separam fisicamente, porém, não há distância psicológica”, diz. Quando bate a saudade na porta do coração, ambos se apoiam, se buscam, se fazem presentes na imaginação um do outro para se conectarem fortemente por meio do amor.

Kátia Abreu ressalta que o verdadeiro amor não estabelece distância física. Não dá espaço para ciúme e a falsa sensação de ser amado por meio do controle. Um casal que se ama de verdade experimenta a força deste amor quando seus caminhos se bifurcam na estrada da vida, mas não no afeto de um para com o outro.
Pelo contrário, a distância que os separa só contribui para fortalecer ainda mais esta união. Gibran Calil Gibran diz no livro “O Profeta” que uma cidade só pode ser vista na sua amplitude do alto de uma montanha. “Quando nos distanciamos fisicamente das pessoas que amamos, sentimos o quanto elas significam para nós e desejamos estar ao lado delas justamente pela força do afeto, pelo desejo do encontro”, complementa a psicóloga.

Se isso não acontece, a união não se baseia no amor. Pode se basear no conforto da relação, na dependência psicológica, na metade sua que ficou depositada no outro. Pessoas que se amam de verdade brigam de forma diferente. Brigam para que o outro seja feliz, cada vez mais feliz. Facilitam o caminho da felicidade sem cobrar nada em troca.

participação de beth valentim nos detalhes em fundo rosa
http://www.diarioweb.com.br/fmdiario/Noticias/Comportamento/51916,,Ligados+pelo+amor.aspx

Quer ler o jornal na íntegra? Acesse o Diário da Região Digital
































Comentários

Postagens mais visitadas

Você é a dona de sua própria vida?...Dono?...

Mira no alvo e esforce-se para atingi-lo, vai... figura reproduzida Pois então, discussões são realizadas e bandeiras levantadas sobre quem é dono da própria vida. E podemos observar que muitas vezes não somos. Momentos em que perdemos o controle ou mesmo vacilamos. Quem nessas horas fica no controle? É complicado, mas pode estar entregando de bandeja a sua vida para alguém ou deixando-a vagar ao léu. 

Que você tem a propriedade da vida legalmente, isso eu sei, mas emocionalmente, será que possui esse documento timbrado e assinado por si mesma? Si mesmo?

Quantas vezes não se cuida, não se protege e deixa-se levar por tempestades que destroem e provocam marcas difíceis de suportar. Ondas? Imensas...Elas te fazem engolir água e sufocar e depois, ah depois, fica sem saber como lidar com tudo isso que "foi para dentro".

Tenha força para sair dessas emoções complexas, porque de tanto ficar titubeando, vai terminar por cair sentada ou sentado nas próprias pernas. Vai doer hein?

Seguranç…

A mulher inesquecivel para um homem...

...A mulher que é muito mais que um "corpo"...Sim, ELA sabe conquistar...
figuras reproduzidas
                                           “Você me faz querer ser um homem melhor”
filme : Melhor Impossível

Já disse por aqui que existe diferença entre mulher "gostosa" e a que possui "gostosura"...A que não tem o corpo recortado, a bunda empinada e seios fartos, mas a que quando atravessa os caminhos faz tremer a terra, o vento sopra diferente e o céu se abre para sorrir...Essa mulher, a que não se sabe a razão mas deixa um homem hipnotizado, é a que embala os sonhos masculinos...Édoce o suficiente para não melar e forte até que uma lágrima role em sua face...

Existem mulheres que inspiram os homens, claro que algumas deixam-os com medo, eles se afastam porque não sabem conviver com tamanho poder...As poderosas que mais parecem guerreiras sem alma, mas por aqui falo das que mesmo nas piores dificuldades enfrentam os mares, as enchentes e os suores das batalhas...…

Deixa pra lá...

Só um recadinho... figura reproduzida
Tem um dia que você cansa de lutar por alguém  e entende definitivamente que ninguém salva ninguém.
Beijos Beth Valentim

De pernas para o ar...

Domingo é dia de viver o máximo que puder ser vivido... figura reproduzida
Mais um domingo e quando você se sente feliz, esse dia torna-se um dia feliz, muito feliz.
Fresquinho, clima mais ameno, porém o céu azul de tirar o chapéu! Que beleza, que mar, que visual, que felicidade é poder desfrutar cada minuto de um domingo tão especial.

Hoje acordei cedo e fui fazer atividades físicas. Sem pressa. Sem contar o tempo. Ô delícia...Não preciso correr pra retornar ao trabalho e isso é bom quando se quer um dia livre para escrever, ler, assistir filmes, séries...sem limites, sem escolher muito, apenas deixar viver.

Domingo é dia de abrir o coração, respirar fundo, sentir a brisa do vento no rosto e rezar. Pedir perdão. Agradecer. Abrir a alma em muitos pedaços e principalmente aqueles que tem a ver com o amor.

Bom domingo!
Faça de seu dia um dia melhor ainda...Vale a pena tentar e concretizar.
Beijos
Beth Valentim

Novo seriado de Beth Valentim...

Algo de mágico acontece e eu não consigo decifrar... figura reproduzida
Essa semana estréia mais um seriado e com muitas emoções.

Você já baixou o aplicativo Wattpad? Não? Então baixe, porque ele estará por lá daqui a pouco. É grátis e super fácil e como não estar por esse veículo também? Afinal, você é uma ELA e tem que ler as letras que vão acompanhar suas emoções por algum tempo...

Por enquanto, fica aqui esse lembrete e te espero com certeza.
Baixe o aplicativo e entre em:  https://www.wattpad.com/user/BethValentim.  Procure por @BethValentim. Vai se familiarizando com o espaço e logo estaremos juntas em uma nova história. Até!
Beijos
Beth Valentim
E como sempre, baseado em fatos reais....

Em caso de dúvida, por favor evite ruído...

O melhor a fazer é viver o silêncio da ilusão de vez em quando... Em caso de dúvida, por favor evite ruídos. Sejam eles quais forem irão ser mal interpretados.

Tampe a panela e não deixe a mistura desandar, dando de vez em quando a mexida necessária.
Não fique próximo ao fogo, ele de certo vai te queimar.
Distraia-se cantando e não prestando atenção no outro.

E se escutar os tais ruídos, imagine-se surdo. Sim, entre cego e saia cego. O melhor a fazer em caso de incêndios emocionais é nem usar jato de água, mas o silêncio.
Tem dúvidas?
Comece a tentar...Vai sentir o resultado.
Beijos
Beth Valentim
figura reproduzida

É bom cuidar, por favor...

É bom que guarde isso para sempre... Sempre importa, sempre devemos cuidar. Sempre tem a ver com "Essa tal felicidade".
Beijos
Beth Valentim
Versão em eBook e em Impresso, confira! Na Amazon, iTunes, Saraiva entre outras livrarias...

O que sai da boca sai do coração...

...Você "decide" e chora, tem certeza que decidiu? O que sai da boca sai do coração e quem sabe ele está equivocado?... figura reproduzida Medo.
Insegurança.
Mentira.
Saudade.
Verdade.
Liberdade... Sentimentos que esvaem como palavras soltas entre os lábios e elas, acredite, saem do coração.Sai a dificuldade de aceitar mudança.Sai a dificuldade de enfrentar obstáculos.
Sai a dificuldade de tornar a vida feliz quando uma atitude modificaria tudo...Mas como dizer sim se o que sai da boca sai do coração...Medo de modificar tudo ou quase tudo, começar uma vida nova, e o coração medroso estanca uma paixão, algo precioso que seria o bálsamo da vida. Pois é, coração medroso, palavras medrosas...Palavras infundadas e que demonstram fraquezas, coisas pequenas que tornam-se grandiosas diante de uma nova proposta de vida e esperança.O que sai da boca sai do coração...Sei que é uma Palavra Bíblica e que diz tantas coisas, não é mesmo?
E quando desse momento em diante - de ter lido esse texto - d…

O inesperado acontece enquanto você viver...

A liberdade e a alegria de ser e estar de bem com a vida se aprende. Sim, a cada dia, passo e superação...Liberte-se! figura reproduzida

São tantos caminhos, não é? Tem um momento que você diz para si mesma, mesmo - Pronto, nada mais pode acontecer comigo na vida. E não é que o surpreendente aparece? Nem sempre o bem, mas também o que não é tão bom assim de viver, mas o que fazer se em seu destino teria que passar por esses desafios...Pois é, enfim, as dificuldades são aprendizado e felizes os que conseguem entender desse jeito. Fica mais fácil. É um treinamento importante para a mente. 

Quando você descansa, não duvide, mesmo assim sua mente trabalha. Ela elabora equações incríveis e muitas vezes não consegue chegar ao final do raciocínio. Te faz pensar, duvidar, sim eu sei, chorar ou até mesmo pegar para si uma ansiedade absurda, mas não tem jeito, vai ter que viver tudo isso se for seu e de mais ninguém.

Conflitos.
Obstáculos imensos.
Medo. Fracasso.

Quem poderia explicar algo assim? Na m…

Sexo, carinho, beijo na boca, abraço, risadas, amasso...

Sexo é bom, carinho, beijo na boca, abraço, risadas, amasso...Que delícia viver algo que tenha esse conjunto de coisas e que nos aquecem e como faz feliz. Apaixonar-se é viver em sonhos, planejar encontros, viagens...e por aí vai. Tem de tudo em uma paixão, até lágrimas, mas só não pode existir sofrimento que detone a paz. Pois é, no início são flores e depois alguns espinhos nascem ou brotam como se multiplicassem seus motivos. Sim, motivos não faltam para que deixemos de lado o sabor dos desejos e todo cuidado é pouco quando o objetivo é gostar de alguém.

Você jura que a pessoa é a certa para sua vida. Ela tem tudo de bom e parece a cereja do bolo. Ah que delícia poder sonhar com um novo tempo. Mas o tal tempo passa e os ponteiros indicam que nada é como imaginava. Desespero? Talvez dê mesmo, mas o melhor a fazer é estar na estratégia certa para entender as razões não somente suas, mas do outro. Razões que deixam a desejar. Razões que enfraquecem o todo e deixam marcas. Razões que po…